Em dedicação ao Dia do Profissional de RH que se comemora hoje, dia 3 de junho, disponibilizou com muito carinho o modelo Canvas que criei, e que se encaixa perfeitamente bem aos grupos e projetos de RH, principalmente no atual cenário de fixação da atuação estratégica desses profissionais.
Usada para identificar os principais componentes envolvendo o planejamento e identificação de iniciativas de melhorias, ela tem excelente aplicação, inclusive no RH, tendo como foco o desenvolvimento do setor nas empresas. De fácil visualização e entendimento, pode ser utilizada por grupos de forma colaborativa, potencializando sessões de geração de ideias (brainstorm) e fixação de post its das ideias individuais e coletivas.
Inspirado na necessidade de ampliação da visão estratégica, inovamos com um modelo de 10 elementos fundamentais:
Justificativa: listar os motivos geradores para a construção e proposição das ações direcionadas ao projeto.
Requisitos/ premissas: envolvem os requisitos preliminares que deverão nortear a construção do projeto, tais como códigos, normas e princípios da área e organização.
Áreas/ pessoas envolvidas: são todos aqueles que podem contribuir tanto com as atividades chave, contribuindo com a realização direta ou indireta das propostas de valor.
Resultados esperados: aspectos definidos em termos de entregas esperadas a partir da concretização do projeto e objetivo alcançado.
Pontos criticos: são todas as iniciativas, pontos e aspectos chave, sem as quais não seria possível atender as propostas de valor, construir os canais necessários e manter os relacionamentos.
Responsáveis: principais indivíduos envolvidos no projeto e que deverão “prestar contas” em etapas pontuais ou ao longo do projeto.
Indicadores: dados e sinalizadores identificados como orientadores da mensuração dos resultados do projeto, alinhados aos definidos estrategicamente pela organização.
Prazo: definição temporal das entregas e datas norteadoras das etapas do projeto.
Quanto: que indica o custo recorrente de infraestrutura, equipes envolvidas, e assim demais relevantes e impactantes na realização do projeto.
Como se preparar (Prática deliberada): estímulo para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos no projeto, buscando o aprimoramento e o preparo para a condução adequada do projeto.
Adaptado do Business Model Canvas de Alexander Osterwalder