Começar um novo ano, naturalmente desperta em nós uma série de promessas de melhorias e superações. Prometemos fazer uma academia, aprimorar uma língua estrangeira, voltar a estudar, fortalecer algum ponto ou habilidade. Mas, frequentemente, a maioria delas permanecem em nossos pensamentos e não saem do papel, não é mesmo?!
Por isso, pensando em uma oportunidade para incrementar a força de vontade e ajudá-lo a estimular suas promessas para além do campo das ideias, proponho que você inicie este exercício, revisando o ano anterior.
1- A primeira coisa, é refletir quanto aos sucessos e insucessos obtidos no ano passado.
2- Em seguida, procure identificar metas para o ano de 2017. Para tal, proponha um objetivo que possa ser alcançado, mas que seja ao mesmo tempo desafiador e interessante o suficiente para mantê-lo mobilizado e motivado.
*Este objetivo precisa ser coerente com seus valores e possível de ser alcançado ao longo do ano.
3- Agora, avalie quais etapas precisam ser planejadas para que seu objetivo possa se realizar.
*Para garantir o alcance deste objetivo, é preciso que você acompanhe sistematicamente, por isso, é importante que cada etapa planejada possua prazo ou outra forma de verificação.
4- Acompanhe e registre os resultados obtidos. Avalie periodicamente a qualidade de seu planejamento e, se necessário, aprimore ou reveja a estratégia utilizada, sem perder de foco o objetivo.
5- Finalmente, caso você não consiga alcançar o que planejou, evite pensamentos destrutivos. Reavalie o quanto você realmente dedicou-se ou priorizou o que pensou. Ou então, reveja sua estratégia e busque aprimorá-la.
Atenção: Sempre que alcançar uma meta ou tiver êxito em uma estratégia, comemore e celebre seu sucesso. Valorize sua dedicação, gratificando-se de alguma forma. Sua autoestima é fundamental para superar desafios e a auto valorização é muito importante para a superação de possíveis dificuldades. Acredite em sua capacidade!
Para facilitar, criei um modelo que poderá auxiliá-lo. Não tenho a pretensão de sugerir um guia, apenas uma estruturação simbólica em um modelo prático que poderá facilitar a estruturação de suas reflexões. Adapte a sua necessidade e transforme-o em um mecanismo que facilite sua organização mental.
“O sucesso é a consequência da persistência e da prática consciente.”